Sobre Bento Gonçalves

Sobre Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é um dos mais belos e importantes destinos turísticos da Serra Gaúcha e do Brasil.  A vocação industrial e turística, as paisagens ‘bordadas de parreirais’ e a garra de seu povo fazem da cidade um lugar acolhedor e de natureza exuberante. A cidade é pioneira como destino enoturístico do país.

Escolhida pelo Ministério do Turismo como um dos 65 polos indutores de turismo do Brasil, a Capital Brasileira da Uva e do Vinho tem na hospitalidade uma de suas características mais marcantes.

As inúmeras feiras e congressos nacionais e internacionais são eventos que marcam presença durante todo o ano em Bento Gonçalves. As grandes feiras e eventos ocorrem no Parque de Eventos, que com sua ampla àrea física e infraestrutura atende aos eventos de grande porte. A cidade sedia  eventos de grande importância no segmento vitivinícola, como a Avaliação Nacional de Vinhos, o maior evento do gênero no ramo da vitivinicultura e também o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, que são credenciados pela Organização Internacional da Uva e do Vinho – OIV e pela União Internacional de Enólogos – UIO.  O Concurso Internacional de Vinhos do Brasil é realizado nos anos pares, e a edição de 2014 foi a maior edição da história do evento, com  709 amostras de 18 países, e premiou vários vinhos produzidos  por vinícolas de Bento.

As temperaturas tipicamente européias que chegam a até três graus negativos no inverno e trinta e seis graus no verão, proporcionam um espetáculo magnífico da natureza.  As quatro estações bem definidas garantem também uma mescla de paisagens, que incluem os vales bordados de parreirais no verão, o colorido bucólico do outono, as frias manhãs de inverno com os vales cobertos de geada e o exuberante colorido da primavera. A Prefeitura de Bento, através da Secretaria de Turismo promove uma programação temática  para tornar a sua visita ainda mais interessante: o ‘Bento  em Vindima’ de janeiro a março,  movimenta a atividade da colheita da uva; o ‘Bento em Páscoa’ em março; a ‘Settimana Italiana di Bento’ em maio; o ‘Dia do Vinho’ em junho; o  ‘Bento Sensação’ de junho a agosto, com a diversidade  e atrativos do inverno na serrra gaúcha; o ‘Estação Primavera em Bento’, de setembro a novembro promove o encontro com a natureza e cultura locais e o ‘Natal Bento’, que resgata o espírito fraterno.

Seja bem vindo a Bento Gonçalves!

Em sua história Bento coleciona alguns importantes títulos. É o berço da vitivinicultura do Brasil, sendo hoje reconhecido como a ‘Capital Brasileira da Uva e do Vinho’ e é a primeira região do Brasil a obter a Indicação de Procedência e também Denominação de Origem para o Vale dos Vinhedos.

O prazer da boa culinária e o conforto do acolhimento, a hospitalidade e a cultura se expressam de diversas formas. Em Bento, usufrua da cultura gastronômica carregada do carinho dos imigrantes que trouxeram seu saber e o aprimoraram com o uso adequado dos ingredientes desta nova terra.  Aproveite a hospitalidade nos hotéis e pousadas que proporcionam experiências memoráveis, seja num tratamento do corpo e da alma com a utilização de ricas substâncias extraídas da uva, ou comendo o pinhão na chapa de uma aconchegante pousada, ou ainda degustando um bom vinho próximo a uma lareira.

Rotas Turísticas

Vale dos Vinhedos:
Primeiro e mais importante destino enoturístico do Brasil, proporciona ao visitante a contemplação da paisagem vitivinícola, bela nas quatro estações. Visite excelentes estruturas vinícolas, aprecie a cultura da imigração italiana, deguste a culinária diferenciada e, se desejar, hospede-se em meio a um cenário único, sentindo o aroma das uvas no verão e contemplando suas brumas do inverno.

Caminhos de Pedra
Um dos mais importantes roteiros de turismo cultura  no meio rural, expressando a história da imigração italiana através da interatividade com o visitante. Contemple as atividades práticas desenvolvidas nas diversas propriedades, tais como a moagem da erva mate, a erva usada para fazer o chimarrão, a elaboração de produtos diferenciados à base de leite de ovelha, o ofício da tecelagem e a elaboração de massas. Aproveite para  degustar a culinária em diferenciados restaurantes localizados em casas de pedras. A história viva da imigração italiana está aqui.

Vale do Rio das Antas
Em plena Serra Gaúcha, na Capital Brasileira do Vinho, deslumbre-se com a paisagem tropical de um Vale que se funde com o Rio das Antas, parcialmente encoberto por parreiras e bananeiras. No local, convivem harmoniosamente o vinho e a cachaça, a massa e a rapadura, o vale e a serra. Opções de hospedagem, visitas a grandes ou pequenas vinícolas, trilhas e produtos coloniais esperam por você.

Rota das Cantinas Históricas
Um dos mais tradicionais distritos na elaboração de uvas de cepas diferenciadas. Percorra estradas de relevo acidentado, que proporcionam um contato único com a natureza do Vale Aurora e deguste bons vinhos, harmonizados com a culinária de inspiração italiana.

Rota Encantos de Eulália
A rota rural Encantos de Eulália foi organizada em 2013 com o objetivo de receber visitantes, oferecendo um passeio de puro charme e encanto, composto por belas paisagens e uma variedade de atrativos como degustar um bom vinho, saborear uma comida típica italiana e encantar-se pela aventura.

Mobile Turismo Bento

Turismo Bento é o guia turístico oficial para celulares de Bento Gonçalves. O aplicativo permite traçar rotas por meio da geolocalização e o acessar mapas e informações sobre os principais passeios e roteiros, pontos turísticos, hotéis, restaurantes, vinícolas, entre outros estabelecimentos e serviços. O aplicativo está disponível na loja virtual a partir do celular, buscando por  ‘Turismo Bento’.

mobile

Android                             iPhone

Informações Turísticas:

Atendimento ao turista:

0800 603 6060

Segunda a sexta: das 8h às 17h30min
Sábados, domingos e feriados:  das 9h às 17h

CAT Pipa Pórtico

Travessa Carazinho, s/n – Cidade Alta (ao lado da Pipa Pórtico, na entrada da cidade)
(54) 3453-2555 / 0800 603 6060

Atendimento:
Segunda a sexta: das 8h às 17h30 (sem fechar ao meio-dia)
Sábados, domingos e feriados: das 9h às 17h (sem fechar ao meio-dia)

Coordenadas GPS: 29°10’29.3″S  51°31’21.1″W
Coordenadas Google: -29.174800,  -51.522524