Convite

Profa. Dra. Monika Christmann

Caros colegas e amigos,

 

Tenho a satisfação de convidá-los a participar do 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho que será realizado no Brasil de 23 a 28 de outubro de 2016.

O Brasil, que entrou para a OIV há vinte anos, sediará pela primeira vez este evento único de caráter mundial que possibilita o encontro de representantes de governos, de institutos de pesquisa e da indústria.

Entre os diferentes tópicos que serão discutidos em torno do tema geral: Vitivinicultura, avanços tecnológicos frente aos desafios do mercado, eu gostaria de destacar alguns aspectos que estão em total consonância com o Plano Estratégico da OIV e que são absolutamente relevantes para o futuro de nosso setor:

Desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas
Produtos enológicos: necessidade x possibilidade
Cultura do vinho
Consumo responsável

Estou convencida de que todos os trabalhos selecionados que serão apresentados no evento levarão a uma melhor compreensão mútua graças ao belo entorno oferecido pelo Brasil nesta bela região de Bento Gonçalves no estado do Rio Grande do Sul.

Depois da Argentina e da Alemanha, o Brasil sediará uma nova Copa do Mundo, a copa do vinho que fará com que todos atinjam sua meta!

 

Esperamos vocês no Brasil!

Monika Christmann

Monika Christmann

Blairo Borges Maggi

Prezados Senhores.

 

É com imenso prazer que os convidamos a participar do 39º Congresso Internacional da Vinha e do Vinho, o qual ocorrerá no período de 23 a 28 de outubro de 2016, na cidade de Bento Gonçalves, no Estado do Rio Grande do Sul.

É uma honra para o Brasil sediar, pela primeira vez, o Congresso da OIV e a nossa expectativa, empenho e determinação é no sentido de que esse Congresso Internacional seja um sucesso. Além da programação da área científica internacional em vitivinicultura, o evento oportunizará aos participantes conhecer a evolução dos nossos produtos, nossas tradições e a beleza do nosso parque turístico. O Brasil é uma País reconhecido por suas belezas naturais, como suas praias e paisagens, seu clima tropical e suas tradições, que propiciarão um Pós-Congresso inesquecível.

Assim, ratificamos a todos, o nosso convite para participar da 39ª edição do Congresso Internacional da Vinha e do Vinho, cujo tema central, Vitivinicultura: dos avanços tecnológicos aos desafios do mercado, proporcionará uma discussão na relação produção/mercado.

Haverá a participação dos especialistas mais conceituados na área vitivinícola e será uma grande oportunidade de se ampliar os conhecimentos sobre o tema.

O Brasil com toda a receptividade de seu povo estará à vossa espera.

 

Atenciosamente,

 

Blairo Borges Maggi

Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

blairo borges